29 setembro, 2004

Ainda sobre as listas

Muito se falou, nestes últimos dias sobre as colocações. Falou-se das falhas técnicas, do rombo político, das consequências que terá o atraso do inicio das aulas. No entanto ninguém se lembrou de falar do problema realmente importante que esta situação criou.
Durante duas semanas as escolas funcionaram com os recursos que tinham à mão para poderem abrir as aulas. Para isso conseguir recorreram ao trabalho dos professores que aguardavam destacamento ou no caso dos professores de quadro de zona pedagógica que estavam afectos as escolas no ano anterior.
Estando eu numa dessas posições, aguardando um destacamento iniciei a minha escola aonde aguardava o esse destacamento. Aí durante estas duas semanas fui estabelecendo laços de comunicação que são extremamente importantes para o estabelecimento das aprendizagens. De repente tudo mudou e de uma hora para a outra deixei de estar numa escola e passei a estar noutra tudo isto enquanto dava aulas. Agora vou recomeçar de novo um trabalho que já estava iniciado e os miúdos terão de adaptar de novo a outro professor que será de novo um desconhecido.
O mais injusto de tudo isto é que não ouvi, durante estes dias que tanto se falou da não colocação de professores, do factor mais importante da educação presencial. A relação interpessoal, professor/aluno.
A febre de cumprir programas e o fantasma dos exames são apenas os factores valorizados pelo ministérios e pela comunicação social,vezes sem conta. Mas saberão eles como se processam realmente as relações de aprendizagem que produzirão os tão medidos resultados dos exames nacionais
O mais ridículo de todo o processo é que só serviu para preencher os noticiários nacionais ao longo de duas semanas e meia.
Muito pouco.
Agora tudo voltará ao esquecimento.

27 setembro, 2004

 
Espaços de Outono Posted by Hello
 
Espaços de Outono Posted by Hello

O Fim do Verão

Hoje é o primeiro dia em que senti que começava o Outono. Não pela temperatura atmosférica pois está um calor desgraçado. Não pelos dias estarem significativamente menores, mas porque senti em mim a vontade de arrumar com as coisas de Verão e começar a encontrar o espaço de reflexão, de recolhimento mais conotado com o tempo de Outono. Foi só uma pequena vontade mas dá para pensar com mais calma nesta transição que não gosto de passar pois sinto-me muito ligada ao tempo de verão.
Na varanda estão finalmente plantados os bolbos para as flores da primavera que virá depois, começam agora as arrumações da casa. As janelas ainda estão abertas deixando o calor entrar em jeito de despedida de forma a ir habituando há mudança mas embalada pela brisa, ainda quente, do vento da tarde.Entretanto continuo há espera da saída das listas e organizo a música para ouvir nos dias curtos e frios de Inverno. Música que alimenta a inspiração e estrutura o pensamento criativo.

Kora Jaliya

Uma proposta musical para esta época de recomeço de Outono. Posted by Hello
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...