18 setembro, 2004

Concursos e confusões

Foi preciso o concurso de professores ter corrido de forma desastrosa para que todos se lembrassem dele. Agora até o presidente da republica diz estar preocupado. Mas quando o governo decidiu enveredar por este processo sem ter nunca experimentado a sua funcionalidade, ninguém se lembrou de antever tal desfecho. Situações que frequentemente se repetem neste país, envereda-se por soluções ao acaso, sem qualquer certeza da eficácia dessas soluções, só porque é moda ou porque algum ministro achou ser interessante e depois quando as coisas correm mal a solução é culpar um pobre coitado que servirá como bode expiatório e tudo ficará esquecido. Pelo menos eles pensam que sim.

16 setembro, 2004

Um dia terrivel

O cansaço é tanto que não consigo escrever algo de útil. A escola aonde trabalho foi das poucas que quiseram à força iniciar o ano escolar na data certa. Iniciou não com aulas mas com reuniões, actividade que é mais apreciada pela gestão ambígua deste estabelecimento de ensino. A escola foi construída com uns frágeis pré fabricados à mais de 18 anos e há cerca de oito que está para ser demolida, primeiro para ser substituída e ultimamente a solução levantada é o seu desaparecimento. O medo de cerca de metade dos professores que já próximo da sua reforma, demonstra em mudar para outro local, para outra escola aonde se trabalhe de uma forma mais dinâmica faz com que a direcção faça de tudo para agradar ao ministério. Abrir na data é uma das boas acções com que presenteou o ministério, até porque só faltam alguns professores que vão leccionar o sétimo ano o nível escolar que quase nenhum quer dar e que cabe aos de fora ou aos mais novos que como eu tiveram o azar de cair naquela escola, desconhecendo os problemas que ela encerra.
Eu continuo esperando por uma vaga hipótese de poder ser transferida para outra escola. A esperança vai diminuindo e a escola aproveita para me dar o mais trabalho possível apesar da recomendação do ministério para não dar trabalho aos professores na minha situação. O ano passado trabalhei até à última hora do último dia que fiquei lá até ser destacada para outra escola. Este ano a perspectiva é de trabalhar cerca de 10 horas por dia. Os outros colegas do meu grupo, os que já têm muitas horas de redução e muitas horas de actividades não lectivas no seu horário já bastante folgado, esses gostam muito de reuniões. Mas essas reuniões não desenvolvem nada. Nada vem para as mesmas concretizado e passa-se o tempo a falar, numa conversa que não produz nada porque não se sabe o que se quer e deve tratar. O cansaço terrível sobrevem de tudo isto. Uma capacidade de produzir algo. Uma falta de produtividade no sentido efectivo do termo.
As fotografias acima reflectem quase completamente o meu desejo presente. A minha necessidade de fugir disto tudo, deste presente momento, desejo quase epidérmico.


O caminho que tenho de precorrer Posted by Hello
Esta é minha Posted by Hello

13 setembro, 2004

I robot


robot
Originally uploaded by Minaluche.


Hoje fui ver I Robot. Quando comecei, lá pelos meus treze anos, a ler romances de ficção Científica, Asimove foi uns dos primeiros escritores a fascinar-me. Depois foi sem duvida Bradbury, o mais poético e Clifford D Simak o mais original.
A reflexão sobre o homem e a sua dualidade racional / emocional, uma das questões mais desenvolvidas na relação homem / maquina. Uma proposta agradável de ver, não demasiado superficial e próxima do universo de Asinove.
Foi bom para desanuviar a cabeça do desperdício dos dias correntes

E as listas não sairam

Pois é as listas de colocações não saíram como já se esperava. Entretanto vou esperando, na escola aonde me encontro aprisionada à três anos que mostra a mesma ineficiência do governo que acidentalmente herdámos. Cada vez mais gasta, triste e abandonada. Restam lá os mesmos antigos colegas cada vez mais desgastados. Novos são raros pois a escola está para ser demolida à mais de seis anos. Espero apenas que não aconteça o mesmo a este governo que nos coube por infortúnio na rifa.

Taxas mais taxas

É incrivel que para se cobrar mais às taxas moderadoras será necessario criar um cartão e para o criar vai ser necessário emitir cerca de 7 a 8 milhões de cartões que necessáriamente irão amentar as despesas de saúde.
Não consigo entender porque a falta de inteligência continua a ser a marca mais uniforme deste governo. Um pensamento completamente linear sem uma migalha que seja de criatividade, num vazio total de estrutura, sendo impossivel entender o que se pretende atingir.
Como se pode esperar assim que se cresça economicamente e não só.

A Volta das Conversas em familia

Nunca pensei voltar a assistir às velhas conversas em familia do professor Marcelo Caetano. Com alguma espectação consegui visualizar de novo a mesma pose partenalista através da voz do escorregadiu Bagão Felix.
Textura Posted by Hello

12 setembro, 2004

Sobreviver

O rico é hoje o que possui o maior número de objectos pobres.
Sobreviver, impediu-nos até agora de viver. É por isso que muito há a esperar da impossibilidade de sobreviver, que se anuncia desde já com uma evidência tanto menos contestavel, quanto mais conforto e a superabundância dos elementos da sobrevivência nos impelem ao suicídio ou à revolução.

Raoul Vaneigem
«Banalidades de Base»


O que aconteceria se na próxima terça-feira quando o senhor Bagão Félix falará à nação anunciando que não vai dar nada com o que se pareça com aumentos que já andávamos à muito a pensar que ia-mos ter, se naquele preciso momento ninguém aparecesse, nenhum jornalista para fazer perguntas ou tirar fotografias. Se ninguém ligasse a televisão ou a rádio e não se lembrassem também de comprar os jornais. O que fariam eles?
Porque é que ninguém se lembra de simplesmente agir da forma que eles menos esperam que agisse-mos. Talvez eles entendessem finalmente que as «petas» deles já não convencem ninguém.

Mais uma imagem perdida no meu computador





Um americano que vive no Japão e toca um instrumento incrivelmente melodioso Posted by Hello
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...