03 setembro, 2005

O Poema do Marquês de Rubbatto

AS TRADICIONAIS BÚSSOLAS DE TRAVESSIA DO ABISMO

ARTE

UM

PEDAÇO DE ABSOLUTO RODEADO DE ENCONTROS

NA

METADE DOS LADOS

CIÊNCIA

A
OUTRA METADE CRIVADA DE EXPLICAÇÕES

FILOSOFIA

AS
METADES COLADAS EM MAGICAÇÕES SISTEMÁTICAS
RELIGIÃO
(qual parede de ternas neblinas)

O

CONFORTO UNGIDO PELA FABRICAÇÃO DE CERTEZAS
POESIA
(enfim)

O

ABSOLUTO CIRCUNCIZADO PELA METAMETÁFORA

Marquês de Rubbatto

Setembro de 2000

AS TRADICIONAIS BÚSSOLAS DE TRAVESSIA DO ABISMO

Posted by Picasa


Arte

UM

PEDAÇO DE ABSOLUTO RODEADO DE ENCONTROS

NA

METADE DOS LADOS



A Arte surgida da realidade do quotidiano. O pedaço do absoluto está rodeado pelos seus encontros. Os encontros são pontos luminosos interligados entre si por uma rede (teia) sem fim. Eles acontecem separadamente ou em simultâneo. Surgem sem serem previstos e preenchem a imaginação, quase sem serem apercebidos, de forma subtil como uma sequência de imagens.
Um rosto que passa; uns olhos azuis que nos ficção por alguns momentos; os troncos contorcidos de uma árvore; o cheiro da terra húmida após uma chuva de verão; o azul do céu; a cor vermelha e forte de uma flor qualquer surgida de repente durante um passeio inesperado; o frio acolhedor das ondas do mar que nos afagam as pernas ao longo de um passeio pela praia; um certo calor macio de um abraço terno de alguém a quem sentimos com força o cheiro e o macio da pele…
Todos e mais encontros surgem num momento e passam de repente, perdem-se na confusão do quotidiano e voltam a aparecer, de forma mais ou menos evidente, numa composição, num esboço ou numa simples fruição criativa. Dentro, evidentemente, de cada exercício artístico, dentro das várias formas que a arte se pode manifestar.

Posted by Picasa

Ciência

A
OUTRA METADE CRIVADA DE EXPLICAÇÕES


A ciência e as suas explicações encontra-se dividida em quatro partes, tais como as partes que é dividido o coração humano. Atravessando as quatro partes encontra-se a outra metade do absoluto, com uma forma semelhante a de um coração, está crivada de explicações que surgem em posição oposta ao enunciado de sintomas vários e inexplicáveis dos vários males da paixão, da desilusão ou do desalento. Na parte direita superior ordenadamente e acabando por cair desordenadamente no abismo na parte direita inferior, estão representados os códigos da linguagem virtual «1;0». Estes aparecem equilibrando a composição de cheia de outras fórmulas, números e gráficos exemplificativos das certezas científicas. Mas para os males do amor não existem certezas e as explicações científicas servem apenas como paliativos para aliviar as tais dores e os males estares sem explicação possível.
Posted by Picasa

Filosofia

AS
METADES COLADAS EM MAGICAÇÕES SISTEMÁTICAS

A filosofia foi a mais difícil de reproduzir. Hesitando entre as formas abstractas ou as mais figurativas foram as formas abstractas que se mostraram mais expressivas. Várias metades coladas duas a duas e próximas de mais metades coladas. Todas as metades atravessadas por fios repletos de formas coloridas. Peças pequenas de formas diferentes simbolizam as múltiplas magicações possíveis da filosofia. E as palavras – imperceptíveis – simbolizando o poder da palavra na Filosofia. Procurou-se encontrar um espaço calmo para ele no seu equilíbrio pudesse também simbolizar a calma propicia à reflexão filosófica.
Posted by Picasa

Religião

(qual parede de ternas neblinas)

O

CONFORTO UNGIDO PELA FABRICAÇÃO DE CERTEZAS

A religião a mim pouco me diz, se não a recordação do peso que ela possuía durante os meus momentos de educação durante a minha infância. A religião assim, pelo peso que tem na educação de cada um apresenta-se assim, no conjunto plástico, como a principal responsável das inibições dos comportamentos afectivos e um factor de distanciação das relações espontâneas e sinceras. Assim ocupando um espaço considerável aparece uma parede opaca na base e transformando-se numa neblina azulada e menos opaca. Para cá dela várias certezas são apresentadas por várias mãos. Essas certezas são assim alguns exemplos das várias certezas que certificam a dificuldade de comunicação e a inibição da comunicação espontânea e verdadeira.
No centro da composição um anjo feminino, ousando exibir as suas "maminhas" olha timidamente para a parte inferior do espaço aonde uma figura masculina passa a correr. Será que estará ousando pensar no pecado? Mas a figura masculina que passa no espaço inferior, corre, fugindo talvez desse gesto de ousadia.
 
Posted by Picasa

Poesia

POESIA
(enfim)

O

ABSOLUTO CIRCUNCIZADO PELA METAMETÁFORA

Para mim, porque sou mulher e educada numa cultura ocidental foi difícil encontrar algo que pudesse simbolizar a ideia do «absoluto circuncidado». Foi-me muito difícil de perceber o que significa ele aqui na poesia. Simbolizará libertação? Mas para uma mulher africana simbolizará mais a submissão.
E se a metáfora ocupará parte importante do espaço poético. A metametáfora o que fará então?
Na composição conseguida surge assim ao centro um pedaço do absoluto, uma árvore, talvez, abrindo em várias direcções os seus ramos simbolizando talvez a renovação da natureza. Para os mais ousados o absoluto representado poderá ser um vulcão em erupção simbolizando um orgasmo não contido, a exaltação do prazer não reprimida pela moral religiosa nem limitada pelas explicações científicas. As frases apresentadas no fundo da composição introduzem a simbolismo do poder da explicação metafórica desse prazer sem restrições, sem coações, que a poesia utiliza constantemente e que se entrecruza com a criação artística, essa parte da arte surgida ainda antes do acto de contemplação, quando a obra é ainda matéria que se vai moldando, saltitando entre as muitas manifestações do prazer do sentir.
A poesia, aparece assim como o exercício último para ultrapassar as dificuldades da travessia, para alcançar o prazer e verdadeira espontaneidade em muitas direcções e em direcção a nós mesmos. De forma a conseguirmos ser mais reais, espontâneos e sinceros, para com os outros e para nós mesmos.

Fim de Férias

Findas as férias começa de novo o trabalho nas matérias plásticas
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...